Notícias

SINSPJAC completa 34 anos de luta e serviços em prol dos servidores do Poder Judiciário Acreano.

 Conheça um pouco da nossa História!

 

Os servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Acre unindo e somando forças na conquista de seus objetivos, já na década de 80, bem antes da Constituição Federal de 1988, iniciaram discussões sobre a necessidade de se traçar avanços nas campanhas reivindicatórias, para tanto devendo organizar-se a fim de se fortalecer na luta em defesa dos interesses comuns.

Então, no dia 11 de agosto de 1981, fundou-se a Associação dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Acre com o nome de FORENSE - a organização dos servidores através de uma Associação se deu, principalmente, em razão das limitações impostas pelo Regime de Exceção em vigor, a época, capitaneado pelos militares, vez que a atividade sindical sofria, ao momento, grande repressão.

Tal Associação, apesar de atender as reivindicações dos associados, não oferecia a guarida inerente à entidade sindical, estrutura unificada com vantagens típicas.

Assim, no dia 30 de agosto de 1990 transformou-se a Associação em Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Acre – SINSPJAC.

O surgimento do SINSPJAC fortaleceu os ânimos, estava concretizado o sonho da categoria na luta pela realização dos objetivos, entendendo como sendo o melhor instrumento para encaminhar as ações específicas e gerais por melhores condições de vida e trabalho, a união e coragem da classe.

A partir daí várias lutas coletivas foram conduzidas, inclusive com maior participação nas discussões, definições e encaminhamentos das ações.

Desde sua fundação, o sindicato se caracteriza pela defesa da idéia de que somente unidos os servidores podem preservar direitos históricos e conquistar condições de trabalho mais dignas. O pagamento das perdas salariais, a ampliação dos benefícios, a reposição das perdas salariais, o auxílio na qualificação profissional e a melhoria das condições de trabalho são metas a serem alcançadas.

O SINSPJAC tem um perfil combativo, de visão coletiva – tônica que norteou as diversas direções que por aqui passaram, desde sua fundação, uma vez que somente unidos os filiados demonstram que são suficientemente fortes para preservarem direitos e buscar novas conquistas para uma melhor qualidade de vida.

Muitas foram as lutas e o SINSPJAC com o trabalho de cada uma das gestões que se passaram conseguiu avançar e se tornar um dos sindicatos mais fortes do Estado do Acre.

Foram Presidentes do Sindicato nos respectivos períodos abaixo – não contados as presidências do período em que a organização dos servidores se deu através da Associação:

 

PRESIDENTES DO SINDICATO DOS SERVIDORES DO PODER JUDICIÁRIO ACREANO.

1. RAIMUNDO NONATO FLORÊNCIO ROCHA (1990-1992)

2. TEREZINHA LEÃO DO AMARAL (1993 – 1999)

3. JOSEMIR ANUTE (2000-2003)

4. ROSANE FERRAZ MIRANDA (2004 – 2009)

5. MARIA ROSENEY DA SILVA SANTANA (2010 – 2011)

6. LEUSON RANGEL DE SOUSA ARAÚJO (2012 – 2014)

7. LEUSON RANGEL DE SOUSA ARAÚJO (2015 – 2018)

 

Em 4 de novembro de 2011, a Gestão União e Luta assumiu a direção do SINSPJAC com o objetivo de promover a unidade da categoria, ampliar o rol de serviços aos servidores em todas as comarcas, modernizar e qualificar a estrutura administrativa no objetivo de prestar um melhor serviço e dar novas opções ao servidor.

Em processo eleitoral coordenado por Comissão Eleitoral eleita em Assembléia de servidores, o Presidente Leuson Rangel foi reconduzido a Presidência do Sindicato por aclamação, mandato este que se desenvolverá no quadriênio de 2015 a 2018, nos termos das atualizações estatutárias procedidas pela Assembleia de servidores em 2014 que decidiu de forma soberana que as gestões do SINSPJAC obedeceriam o regime temporal do quadriênio, a rigor de previsão estatutária.

A nova Gestão do Presidente Leuson Rangel tem como mote frase que tenta passar aos nossos sindicalizados o compromisso e a dedicação com nossos filiados: um sindicato "POR VOCÊ SEMPRE". E assim será nos próximos 4 anos onde pretendemos desenvolver a união da categoria, adensar as conquistas no campo das relações trabalhistas com o Tribunal de Justiça do Estado do Acre e a valorização cada vez mais da categoria de servidores do Poder Judiciário do Estado do Acre.

O SINSPJAC é um sindicato plural, forte e aguerrido. Sindicato que em sua história foi dignamente representado por homens aguerridos e mulheres fortes e sábias.

Sinta orgulho você também de poder dizer que é um Membro da família de servidores do Poder Judiciário Acriano.

http://www.sinspjac-jus.com.br/historia.php

 
 

Comentários

Enviar comentário

Nome

E-mail

Comentário

Código de segurança

•  Leia outras notícias
Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Acre
Rodovia AC-10, KM 01 - Bairro Alto Alegre - Rio Branco / AC
Fone / FAX: (68) 3224-8842  /  sinspjac2@gmail.com