Artigos

PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA ANUAL DE 1% DA RECEITA LÍQUIDA DO ESTADO PARA PAGAMENTO DE PRECATÓRIOS.

Por: Isaac Ronaltti*

 

1% DA RECEITA LÍQUIDA ANUAL DO ESTADO DO ACRE QUITARIA OS PRECATÓRIOS DE NOSSO ESTADO EM POUCO MAIS DE 3 ANOS E MEIO, OU SEJA, TEMPO EQUIVALENTE A QUASE UM MANDATO DE GOVERNO.

LEIA E DESCUBRA O PORQUÊ DO ACRE PREFERIR DAR CALOTE EM PAIS DE FAMÍLIA AO INVÉS DE PAGAR DÍVIDAS, ALGUMAS JÁ COM MAIS DE DUAS DÉCADAS.

A DÍVIDA DO ACRE É A TERCEIRA MENOR DE TODO O PAÍS, PERDENDO UNICAMENTE PARA OS ESTADOS DE TOCANTINS E RORAIMA.

ESTADOS MAIS POBRES QUE O ACRE, A EXEMPLO O AMAPÁ, ATRAVÉS DE INTERVENÇÕES CONTUNDENTES COMO A PROPOSTA APARESENTADA QUITARAM SEUS PRECATÓRIOS.

Precatórios são títulos de dívidas que o governo emite para pagar quem ganha na Justiça processos contra o poder público - entre esses processos estão indenizações de servidores públicos e de desapropriações, por exemplo. O dinheiro é repassado aos tribunais de Justiça, que liberam os valores aos credores.

AO ESCOLHER OS NOMES PARA GOVERNADOR EM 2014 OBSERVE AQUELE QUE TEM A MELHOR PROPOSTA PARA PAGAMENTO DOS PRECATÓRIOS DO ESTADO - APESAR DE DUVIDAR QUE ALGUM DOS CANDIDATOS DO PRÓXIMO ANO TOQUE NESSE ASSUNTO EM SEU PLANO DE PROPOSTAS PARA O GOVERNO. O ESTADO DO ACRE DEVE a pais de família pouco mais de 102 milhões de reais em precatórios - algo próximo a 3,2 % da receita anual do estado. Basicamente o candidato a Governo que tiver a coragem de dispor de 1% de seu orçamento de cada um dos 4 anos de governo, na metade do 3º ano da futura gestão terá honrado dívidas de mais de 15 anos com Acrianos: pessoas que já estão com mais de 60 anos de idades e muitas com doenças terminais. Isso seria política de humanização e principalmente repararia um calote de décadas do Estado com seus governados. Sem falar que todo esse dinheiro notadamente seria injetado indiretamente em nossa cambaleante economia. 1% DO ORÇAMENTO ANUAL DE CADA UM ANO DE GESTÃO DO PRÓXIMO GOVERNO DO ESTADO DO ACRE. POIS HONRAR COMPROMISSOS E PAGAMENTO DE DÍVIDAS É COMPROMISSO DO CIDADÃO, MUITO MAIS DEVERIA SER DO ESTADO.

DIGA NÃO AO CALOTE PERPETRADO PELO ESTADO AS PESSOAS QUE AGUARDAM HÁ DÉCADAS O RECEBIMENTO DE SEUS PRECATÓRIOS.

1% DA RECEITA ANUAL DO ESTADO PARA PAGAMENTO DE PRECATÓRIOS JÁ!

EM 3 ANOS E MEIO TODA DÍVIDA DE PRECATÓRIOS DO ESTADO ESTARIAM PAGAS.

A FONTE DOS DADOS A RESPEITO DOS PRECATÓRIOS É DO TESOURO NACIONAL.

- DÍVIDA DE PRECATÓRIOS DO ESTADO DO ACRE 102 MILHÕES.

- RECEITA ANUAL 3 BILHÕES E DUZENTOS E OITENTA E UM MILHÕES DE REAIS

- RELAÇÃO PRECATÓRIOS X RECEITA LÍQUIDA DO ESTADO 3,2 % DA RECEITA ANUAL.

EM POUCOS MAIS DE 3 ANOS COM A DESTINAÇÃO DE 1% DO ORÇAMENTO A CADA ANO DA PRÓXIMA GESTÃO TODA DÍVIDAS DE PRECATÓRIOS ATUAIS SERIAM PAGAS.

O ESTADO DO ACRE CONTINUA A ENROLAR E ENGANAR IDOSOS E CIDADÃOS QUE TALVEZ NÃO TENHAM NEM O DIREITO DE USUFRUIR DE DIVIDENDOS QUE SÃO LEGALMENTE SEUS.

 

*Isaac Ronaltti é Historiador formado pela Universidade Federal de Rondônia, Acadêmico do 9º período do Direito, Pós Graduado em Didática e Docência no Ensino Superior e Pós - Graduando em Direito Civil e Processual Civil. É Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça do estado do Acre e atual Diretor Financeiro do SINSPJAC.

Comentários

Enviar comentário

Nome

E-mail

Comentário

Código de segurança

•  Leia outras notícias
Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Acre
Rodovia AC-10, KM 01 - Bairro Alto Alegre - Rio Branco / AC
Fone / FAX: (68) 3224-8842  /  sinspjac2@gmail.com